O Verão Brasileiro é pura inspiração. De férias pela Bahia, tive a confirmação de que a praia é o lugar mais democrático que existe. Ali na areia, de frente para o mar, somos todos iguais dividindo o mesmo sol.
A moda preza pelas cores, sempre. Nas mãos da vendedora ambulante a variedade parece infinita. Para minha surpresa, a venda é intensa e agrada muitas mulheres que estão ali de passagem. Os tons neon invadiram os biquínis.
De fato, muitos looks são frutos de criações que envolvem souvenires. As fitas do Bonfim cobrem o corpo em cangas e surgem em listras na bolsa de praia.
O chapéu já é peça obrigatória em modelos clássicos com abas largas ou mesmo nos Panamás com a aba mais curta.
Desfilando tranquilamente com sua sombrinha amarela, uma senhora caminha em seu vestido lilás a passos tranquilos. Na mesma toada, uma moça com ares urbanos passeia a beira mar em um biquíni de bolinhas. Impossível não registrar o momento que lembra cenas do Surrealismo que é hoje uma das grandes tendências de moda.
Na terra do descobrimento ainda podemos ver índios! Algumas tribos com aldeias próximas já entenderam que o turismo impulsiona a economia local e fazem da venda de colares, cocares e enfeites para o cabelo uma fonte de renda alternativa.
Completamente aparamentados, os índios atraem todos os olhares por onde passam. Os acessórios apresentam muito equilíbrio na combinações de cores, coisa que me chamou a atenção. Cabe lembrar a riqueza dos grafismos da cultura indígena. As sementes e penas são o forte das criações.
A Bahia — terra de todos os santos e encantos — é considerada fonte de energia criativa. Comenta-se que neste último Réveillon, um certo estilista famoso de origem italiana esteve por aqui e ficou encantado.
Brasil, brasilidade, brasileirismo… Somos inspiração para muitos. Você tem orgulho de ser brasileiro?
PRAIAS DE MACEIÓ - BANHISTAS
PRAIAS DE MACEIÓ - BARCO
PRAIAS DE MACEIÓ - BARCOS PESCADORES
PRAIAS DE MACEIÓ - CAPA
PRAIAS DE MACEIÓ - COQUEIROS
PRAIAS DE MACEIÓ - DICAS
PRAIAS DE MACEIÓ - DO GUNGA
PRAIAS DE MACEIÓ - HIBISCUS
PRAIAS DE MACEIÓ - LITORAL NORTE
PRAIAS DE MACEIÓ - MAR
PRAIAS DE MACEIÓ - MODELO
PRAIAS DE MACEIÓ - PAJUÇARA
PRAIAS DE MACEIÓ - PAJUÇARA BANHISTAS
PRAIAS DE MACEIÓ - PESCADOR
PRAIAS DE MACEIÓ - PONTA VERDE
PRAIAS DE MACEIÓ - POUSADAS
PRAIAS DE MACEIÓ - PRÉDIOS
A capital sergipana não tem as praias mais badaladas do Nordeste, mas em compensação, capricha quando o assunto é variedade de passeios, infra-estrutura e preços - até mesmo na alta temporada os programas saem em conta.
Com ruas limpas e arborizadas, a cidade tem como principal cartão-postal a orla de Atalaia, repleta de atrativos. Ao longo de seis quilômetros reúnem-se quiosques, calçadão, ciclovia, quadras poliesportivas, fontes luminosas e um oceanário que encanta crianças e adultos.
Por lá fica a Passarela do Caranguejo, um trecho tomado por bares e restaurantes que servem o melhor da cozinha regional – frutos do mar, carne-de-sol, pirão-de-leite e, claro, caranguejo.
" Escunas levam ao cânion de Xingó, cartão-postal cortado pelas águas verdes do rio São Francisco "
A palavra festa, que tão bem rima com Nordeste, encontra sinônimo na capital de Sergipe. Realizado na segunda quinzena do mês de junho, o Forró Caju reúne milhares de turistas que chegam atraídos pelo maior evento da região.
Na cidade cenográfica montada na Praça dos Eventos, as animadas quadrilhas têm a atenção dividida com o som das sanfonas, zabumbas e triângulos; e com os cheiros de milho cozido e amendoim torrado que se espalham pelo ar. As tradições típicas são mantidas também nas cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras, a menos de 30 quilômetros de Aracaju e que guardam jóias arquitetônicas coloniais, além de festivais folclóricos.
Praia do Saco: Coqueirais, dunas e mar azul esverdeado no litoral Sul - Foto: Secretaria de Turismo de Aracaju.
Também nos arredores da capital fica um dos cenários mais bonitos do Estado - o cânion de Xingó, desbravado a bordo de escunas e catamarãs que cortam as águas verdes do rio São Francisco. Caso a vontade de mergulhar em um mar azul ainda persista, tome o rumo de Mangue Seco – o vilarejo baiano está a cerca de cem quilômetros de Aracaju.
A vasta gama de atrações e a infra-estrutura da capital sergipana fazem com que o banho de mar fique em segundo plano. Na orla de Atalaia estão quiosques, bares e restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia local, além de ciclovia, calçadão e quadras esportivas.
Por lá fica também um dos mais interessantes oceanários do país, mantido pelo Projeto Tamar. As águas do rio São Francisco também banham a região e conduzem por um dos mais belos tours do Estado, passando por cânions e grutas, com paradas para banho.
Passeio de barco ao cânion do Xingó (Rio São Francisco)
Passeios de barco levam às aguas verdes e transparentes do Velho Chico
As embarcações – escuna ou catamarã – partem da cidade de Canindé, a 200 quilômetros de Aracaju. O passeio acontece na parte represada do rio São Francisco e leva aos imponentes cânions do Xingó, incluindo paradas para mergulho em meio às águas verdes e cristalinas.
Badalar na orla de Atalaia
Avenida tem movimento dia e noite
Com seis quilômetros de extensão, a praia é um dos cartões-postais da capital. Além do trecho conhecido como Passarela do Caranguejo – repleto de bares, restaurantes e point noturno – reúne ainda o Oceanário de Aracaju e o Centro de Cultura e Arte. A infra-estrutura incentiva a prática de atividades esportivas através de ciclovia, quadras de tênis e poliesportivas, pistas de skate e de cooper, campo de futebol e lagos artificiais para a turma do windsurf. Para as crianças, há parquinhos e fontes luminosas.
Mercado Municipal Antônio Franco
Artesanatos
Os preços populares são os destaques nas lojinhas, que oferecem de castanha de caju a artesanato em cerâmicas.
Curtir as praias
Passeio de escuna é boa opçào para conhecer a região.
A orla de Aracaju não tem águas tão claras, mas vale a pena aproveitar os bons serviços dos quiosques, que oferecem delícias da culinária regional. Na urbana praia de Atalaia a infra-estrutura inclui ainda calçadão e quadras poliesportivas. O litoral Norte reúne cenários selvagens, enquanto o Sul abriga a mais bonita praia da capital – a praia do Saco, com mar azul.